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sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Aeroporto de Belém: novos espaços para veículos de turismo

O Singtur-Pa, juntamente com a Infraero, com o apoio da Belemtur, reuniu-se com a administração aeroportuária para apresentar proposta para a melhoria e redução de conflitos de usuários na área de desembarque externa do terminal. O Singtur-Pa apresentou proposta para nova alocação de espaços para veículos de turismo na planejada revitalização da sinalização da área externa do aeroporto. De forma a dominuir o conflito atual de usuários (taxistas, locadoras, passageiros, política federal e veículos/grupos de turismo), o Singtur-Pa solicitou o deslocamento do espaço dedicado aos veículos de turismo para outro local. Segue abaixo os espaços atuais para os veículos de turismo do Aeroporto Internacional de Belém:
1. Em frente ao terminal: espaço para até três vans ou 1 ônibus e van juntos, localizado entre os portões C e D de desembarque externo. Veja a foto:

2. Nas proximidades do estacionamento: no lado oposto ao terminal há um espaço para até três ônibus de turismo ou até cinco vans de turismo. Veja a foto abaixo:
O Singtur-Pa solicita aos operadores de receptivo, Guias de Turismo, transportadores e demais membros usuários:
- respeitem a sinalização vertical e horizontal do terminal;
- respeitem e utilizem os espaços dedicados aos veículos de turismo;
- que os membros do trade turístico utilizadores de veículos de turismo identifiquem os seus veículos como de turismo, pois os guardas não tem como identificar os veículos que não estiverem identificados.

7 Maravilhas do Pará

O Jornal O Liberal está com uma eleição pública para escolher as 7 Maravilhas do Pará, uma grande oportunidade não só de eleger as melhores, mas também de os votantes conhecerem um pouco mais das atrações históricas e naturais do estado do Pará. Mais informações e votos em: http://www.portalorm.com.br/7maravilhas/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dica de leitura: revista Exame

Para os leitores antenados e de plantão, segue mais uma dica de leitura. A revista Exame deste mês (novembro) está bastante interessante, com uma matéria especial sobre a região Norte, mostrando o grande crescimento econômico, o acesso a bens de consumo, os desafios dos novos investidores e muito mais. Vejam algumas informações que destaquei para vocês:
- Crescimento econômico de 12,01%;
- Segundo a Fundação Getúlio Vargas - "o crescimento da Região Norte não é impulsionado pela transferência de renda, como acontece no Nordeste, e sim pelo trabalho, 88% da renda é proveniente direto do trabalho". Muito interessante, pois, a longo prazo, é mais sustentável, pois não depende apenas do Governo, por meio da transferência de renda;
- Continuam os gargalos na infraestrutura;
- Grande centros comerciais sendo construídos quase em todas as grandes cidades;
- Sucesso de empresas regionais;

Caros leitores, uma das melhores formas de defender os interesses de nossa região, é nos conhecer melhor, intender nossos problemas e viabilizar soluções que atendam aos nossos interesses e não apenas dos investidores externos.

I Caminha pelo Centro Histórico de Belém

I Caimnhada oelo Centro Histórico de Belém, uma programação bastante interessante para quem quiser conhecer em detalhes os prédios e monumentos históricos da área da Cidade Velha, bairro mais antigo de Belém. Uma viagem cultural. (Clique no cartaz para maiores informações).

Barcos de/para a Ilha de Marajó

Outra dúvida comum dos nossos Guias de Turismo, agentes de viagem e membros do trade turístico é com relação as viagens para a ilha de Marajó: que horas saem os barcos? Quanto custa? Onde é a saída? Ao clicar na foto acima abrirá um folder oficial da Paratur com as principais informações de embarcações de/para a Ilha de Marajó, neste caso, para os dois municípios que mais recebem turistas: Salvaterra e Soure. Cabe ressaltar que tais dúvidas decorrem da falta de regularidade de alguns serviços, sobretudo da lancha que opera na rota Belém (Estação das Docas) - Camará (Sanvaterra) - Belém (Estação das Docas). As demais embarcações possuem maior regularidade nos horários de saída, cabe sempre consultar maiores informações pelos telefones informados.

Dicas de vídeos: Gerações - Jornal da Globo

Caros leitores, o forte do nosso blog não é vídeo, mas quem não acompanhou, segue os links dos vídeos sobre a Geração Z, aquela posteior a Geração X. Ops! Estão meio perdidos, então acompanhem as reportagens especiais do Jornal da Globo, com dicas e informações preciosas sobre mercado, recursos humanos e novops negócios - novas inspirações: 

Dica: é só copiar e colar o link das reportagens

01 - 15 nov. 2010 - Saiba como pensam as diferentes gerações de trabalhadores - http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/saiba-como-pensam-as-diferentes-geracoes-de-trabalhadores/1375785/#/Especiais/Gerações/page/1

02 - 16 nov. 2010 - Convívio entre funcionários de idades diferentes gera conflitos nas empresas - http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/convivio-entre-funcionarios-de-idades-diferentes-gera-conflitos-nas-empresas/1376458/#/Especiais/Gerações/page/1

03 - 17 nov. 2010 - Empresas encontram desafios para manter talentos da geração Y - http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/empresas-encontram-desafios-para-manter-talentos-da-geracao-y/1377158/#/Especiais/Gerações/page/1

04 - 18 nov. 2010 - Geração Y cria e dirige empresas de sucesso no Brasil e no exterior- http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/geracao-y-cria-e-dirige-empresas-de-sucesso-no-brasil-e-no-exterior/1377797/#/Especiais/Gerações/page/1

05 - 19 nov. 2010 - Ritmo da tecnologia é decisivo para formar a personalidade da geração Z - http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/ritmo-da-tecnologia-e-decisivo-para-formar-personalidade-da-geracao-z.html

Navios na rota Belém - Santarém - Manaus

Aos turistas que visitam a Amazônia, muitos gostariam e sempre perguntam aos Guias de Turismo, como são? Quanto é? Quanto tempo dura? entre outras informações das viagens de navio entre Belém - Santarém - Manaus. Para contribuir e sanar parte destas dúvidas, seguem algumas informações gerais sobre a rota:

Navios: de grande porte, como o Santarém, com toda a infraestrutura de alimentação e pelo menos três formar de viajar;
Acomodações: no geral, a maioria dos navios oferece apenas duas opções: rede e camarote; alguns navios oferecem uma opçõa intermediária, a rede em espaço refrigerado;
Saídas: geralmente, a cada dois dias, atualmente, existem saídas terças, quintas e sextas;
Local de saída: Terminal Hidroviário de Belém, do mesmo local onde saem as embarcações para o Marajó;
Duração: até Santarém são dois dias e meio e Manaus, cerca de 5 dias;
Valores: Para Santarém: R$ 100,00 rede simples; R$ 140,00 rede refrigerada; R$ 250,00 camarote; para Manaus: R$ 150,00 rede simples; R$ 250,00 rede refrigerada; R$ 500,00 camarote; os preços podem variar dependendo do Navio que fará a rota;
Pagamento: somente à vista;
Maiores informações: 3222-5604

Azul de ATR e a Amazônia

Sairam as primeiras fotos dos novíssimos ATRs da Azul Linhas Aéreas, que devem chegar em breve e conectar a malha da companhia aérea. A Amazônia é uma das regiões que apresentam grande potencial, pois possui cidades de pequena e média demanda, onde os ATRs, de até 66 lugares, podem atuar alimentando as linhas de maior demanda. A Azul, atualmente, opera na região nas cidades de Belém e Manaus, com vôos diários de/para Belo Horizonte.
Foto: Spotting Manaus

IATA critica aeroportos brasileiros

O diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Giovanni Bisignani, fez hoje duras críticas à infraestrutura aeroportuária do Brasil. "O Brasil é a maior economia da América Latina e a que mais cresce, mas a infraestrutura de transporte aéreo é um desastre de proporções crescentes", disse em encontro de presidentes e diretores de companhias aéreas, organizado pela Associação Latino Americana e Caribenha de Transporte Aéreo (Alta) na Cidade do Panamá.

"Para evitar um constrangimento nacional, o Brasil precisa de instalações melhores e maiores para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, mas não vejo progresso e o tempo está correndo. O tempo para debates acabou. Temos de reunir todos os interessados na mesa para finalizar o plano e trabalhar", afirmou Bisignani.

Apesar de externar preocupação com os eventos que o País receberá no futuro, Bisignani destacou que a infraestrutura aeroportuária já apresenta problemas hoje. "Treze dos 20 maiores aeroportos não conseguem acomodar a demanda nos terminais de passageiros existentes e a situação é crítica em São Paulo, maior hub internacional da região", afirmou, referindo-se ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. "No começo deste ano, a Infraero popôs fechar uma das pistas do aeroporto de Guarulhos por uma boa parte do ano que vem para a realização de melhorias. Isso cortaria a capacidade pela metade. Nós nos manifestamos e o governo agora está procurando outra solução", disse ele.

Comentários: já não somos apenas nós que estamos sofrendo com a precária infraestrutura dos aeroportos brasileiros, os representantes da IATA devem ter passado pelos mesmos problemas ao passarem pelos nossos aeroportos. Devem ter feito a seguinte pergunta, já presente no senso comum do brasileiro: se está assim agora, com crescimento de quase 15% ao ano, como estará para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, quando a demanda deverá ter dobrado? Caros leitores, cobremos dos eleitos em 2010. Isso porque nunca antes neste país tivemos tantos imcompetentes a frente da gestão de nossas instituições e empresas públicas.

Fonte: Estado

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A330 da Tam em Belém - o Mágico Tapete Vermelho

O "Mágico Tapete Vermelho", da Tam esteve em Belém na última semana. Esta visita inusitada ocorreu por causa do fechamento temporário do Aeroporto Internacional de Manaus, devido a um incidente com outra aeronave que interditou a pista local. O Airbus A330 da Tam realiza vôos regulares na rota GRU-MAO-GRU e em Belém esteve em pouquíssimas ocasiões, realizando fretamentos para agências de viagens em direção aos Estados Unidos.
Fonte (fotos): Orkut Aeroporto Internacional de Belém

Navio The World em Belém

Conforme programado, esteve em nossa cidade no dia de hoje o navio The World. Sua chegada deu-se no dia 20, sábado, tendo ficado ao largo, na baia do Guajará, como é de praxe ficarem os navios maiores. Pelas caracteristicas de navegação e profundidade dos canais em frente a Belém, os navios menores atracam diretamente no cais, os de maior calado ficam ao largo, no canal Minas Gerais ou, no caso de navios realmente grandes, ficam em frente ao distrito de Icoaraci. Segundo o site do navio, estavam sendo oferecidas diversas opções de passeios pela cidade, incluindo o Mangal das Garças, Ver-o Pêso e Museu Emílio Goeldi, no dia 20, e Teatro da Paz, Museu de Arte Sacra e Forte do Presépio no dia 21, alem de passeios pelo rio Guamá, entre outros. De Belém, a embarcação segue para Salvador, Búzios, Rio de Janeiro e Parati.
Fonte: World Cruises

Dicas de leitura: atualidades da Viagem e Turismo

Para quem quer se manter atualizado, na Viagem e Turismo deste mês (Novembro/10), da Editora Abril, foram publicadas diversas materias sobre atualidades do mercado turístico nacional e internacional. Por ocasião dos 15 anos da revista e dos 10 anos da maior premiação nacional do setor - o Prêmio O Melhor de Viagem, a VT publica matérias analíticas sobre cruzeiros, companhia áereas, destinos de ecoturismo, sazonalidade, agentes de viagem e muito mais. Vale a leitura, são materias curtas, mas com muito conteúdo e pontos de reflexão.

Boa leitura...

Bons ventos em Manaus...

Por ocasião da Copa de 2014, uma velha atração da orla de Manaus promete ganhar cara nova, a Ponta Negra. Famoso balneário urbano de Manaus às margens do rio Negro, onde se concentram prédios imponentes, o famoso hotel Tropical Manaus e uma orla digna das mais badaladas cidades nordestinas, com bares, restaurantes, calçadão e estacionamento, e tudo isso bem no meio da Amazônia. Para os próximos anos, a Prefeitura de Manaus promete entregar uma nova orla, completamente repaginada, com amplo estacionamento, novas opções de lazer e um inédito mirante, para ver do alto a imensidão da região.
Fonte e mais fotos em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1112027

Fam Trip Amazônico: Pará (Brasil) - Suriname

Brasil, Guiana Francesa e Suriname devem assinar ainda este ano um acordo de cooperação para fortalecer o turismo nesses três países amazônicos. Com a denominação de PTCA – Produto Turístico Combinado Amazônia, a parceria, que não foi assinada por falta de agenda política entre autoridades dos países envolvidos, pretende despertar a atenção para as infinitas opções de se fazer turismo na Amazônia, que apesar das semelhanças nos aspectos geográficos e naturais tem como particularidade muitas diversidades étnicas, culturais e sociais em cada país.
Para mostrar que essa iniciativa é possível a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Suriname Tourism Foundation (STF), órgãos oficiais de turismo do Pará e do Suriname respectivamente vêm realizando viagens de familiarização (Fam Trip e Fam Tur) com profissionais de turismo e de comunicação entre os dois países, a exemplo do que ocorreu entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro último, durante a realização, em Paramaribo, do III Festival de Turismo do Suriname. Jornalistas especializados em turismo, técnicos, empresários, consultores, agentes de viagens e outros formadores de opinião representaram o Pará no Fam Trip.
Comentários: esperamos que estas iniciativas rendam bons frutos entre os países signatários, ressaltando que as únicas rotas regulares entre os países amazônicos são Manaus - Caracas / Belém - Cayena e Belém - Paramaribo (Suriname). Com bom potencial para geração de negócios, turismo de compras e de lazer.

Fonte e mais informações em: http://www.abrajetpara.blogspot.com/

Novas opções da Gol para a Amazônia

A Gol acrescentou mais três opções de voo na malha a partir de Brasília: Cruzeiro do Sul (AC), Belém (PA) e Palmas (TO). As novas operações serão diárias e terão início a partir de 1º de dezembro. O voos serão realizados com aeronaves Boeing 737-700 Next Generation, configuradas para 144 passageiros.
O voo entre Brasília e Cruzeiro do Sul parte da Capital Federal às 21h20 e faz uma escala em Rio Branco (AC), chegando ao seu destino final às 23h. No sentido inverso, a aeronave decola de Cruzeiro do Sul às 00h30, faz escala em Rio Branco e tem previsão de pouso às 7h11 em Brasília.
Com destino a Belém, o voo tem previsão de partida às do Aeroporto Internacional de Brasília às 8h27, pousando em Marabá (PA) às 9h40. De lá, segue para Belém, seu destino final, chegando às 11h15. No retorno, a aeronave decola às 11h47 da capital paraense, com previsão pouso em Marabá às 12h40 e chegada à Brasília estimada para às 16h10.
No trecho Brasília – Palmas, o avião decola do Distrito Federal às 17h22 e pousa às 17h32. No sentido contrário a aeronave sairá de Palmas às 18h02 chegando em seu destino às 20h37.
Fonte: Panrotas

Puma Air, a Amazônia em primeiro lugar

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a companhia aérea amazônica, Puma Air, conquistou a primeira colocação na preferência dos usuários no ranking do Espaço do Passageiro, no site da Anac. A média atingida pela empresa foi de 9,16 pontos em 102 avaliações. A empresa ocupa a liderança em todos os 11 quesitos, com destaque para pontualidade (9,27), atendimento no check-in (9,24), conforto da aeronave (9,23) e relação custo-benefício (9,16). O resultado completo pode ser acessado no www.anac.gov.br/passageiro.
Fonte: Panrotas, com edição de Fábio Romero

Problemas com portos brasileiros mudam rotas de cruzeiros

A problemática dos portos brasileiros é grande, custos elevados e serviços ruins são a tônica das operações portuárias no país. Vejam o caso do Rio de Janeiro:

"A companhia holandesa Holland America Line anunciou que apartir da temporada 2010/2011 não usará o porto do Rio de Janeiro como homeport para seus navios. Os cruzeiros que antes partiriam da cidade, agora partirão do novo Terminal Benito Quinquela Mártin, em Buenos Aires, Argentina. A única viagem que partirá da ex capital brasileira será o cruzeiro posicional, quando o Veendam partirá para a América do Norte, no final da temporada. Segundo comentários, as autoridades cariocas teriam pedido uma sobre taxa para a companhia sem justificar o motivo. O que seria razão para a companhia mudar sua base de operações para Buenos Aires, um porto, que devido a seu extenso canal de ingresso, é um dos mais caros da zona, mas, ao que parece, tem melhores números para os navios da empresa".

Sem querer, a "autoridade" portuária do Rio de Janeiro imputou ao país um prejuízo de milhares de dólares, sobretaxando, sem justificativa aparente, as operações da empresa. Precisa-se urgente, assim como existe a ANAC, criar uma agência reguladora de serviços marítimos e fluviais, para evitarmos que as "autoridades", prejudiquem o turismo nacional. 

Na Amazônia
O problema na Amazônia foi menos grave, pois foi apenas a mudança de porto dentro da região, mas mesmo assim grave. Segundo informações colhidas junto ao trade turístico local, uma das escalas previstas para a temporada 2010/2011 teve que ser cancelada em Belém e mudada para Macapá por problemas com a "autoridade" portuária.

Novamente, sem querer, ficaram no prejuízo diversos fornecedores, atrações turísticas e o próprio governo estadual que deixou de arrecadar impostos e taxas, por meio dos ingressos, nas atrações visitadas na cidade. Operadores, Guias de Turismo, bares, restaurantes e atrações turísticas "agradecem" a gentileza. 

Fonte: Notícias de Cruceros, via worldcruises1.blogspot.com, complementado por Fabio Romero

Ares mais civilizados nas ruas de Belém

A Prefeitura de Belém iniciou na última semana mais uma etapa de "limpeza" das ruas de Belém, com a retirada de barracas de comércio informal das ruas da cidade. Desta vez, o foco foi no entorno do Shopping Pátio Belém, o mais popular do centro de Belém. Há anos, o mercado informal dominava as calçadas da área, empurrando pedestres, os verdadeiros "donos" do espaço, para o meio da rua, até a parada de ônibus do local perdeu utilidade tamanha a densidade do comércio instalado no local. A retirada foi menos tensa que a retirada há alguns anos atrás dos camelos da av. Presidente Vargas.
A atitude da Prefeitura merece as melhores referências, afinal mexer em "direitos" adquiridos no espaço público não é fácil. Porém, pasmem, existem vereadores articulando para a volta dos camelos para a área, ou seja, agentes públicos querendo a balbúrdia e a desorganização urbana da cidade, atraindo mais miséria e degradando o espaço público; enquanto os mesmos vivem em seus condómínios luxuosos, cercados de segurança e passando férias fora do país. Caros vereadores que compactuam com esta pouca vergonha, por favor, mostrem a cara, pelo menos sejam honestos com seus eleitores e declarem "gosto de ver a cidade assim, pois ganho dinheiro e votos com isso".   

Parabens a iniciativa da Prefeitura de Belém, esperamos também ver a inicitiva ao longo da Av. Augusto Montenegro, que dá acesso ao famoso distrito cultural de Icoaraci.

Açaí até na terra da rainha...

O açaí amazônico já cruzou meio mundo. Pelo Brasil a fora, nas academias, nas festas mais badaladas e pelo mundo acompanhando os cardápios mais naturebas e "verdes". Seguindo a tendência "energética", nos Cycle Cafes, cafes especializados em atender quem anda de bicicleta em Londres, na Inglaterra, o açaí é servido (no formato carioca) para quem espera o conserto da magrela ou parou apenas para um bom papo. O açaí tem ganhado o mundo de um jeito carioca (batido com frutas, granola, semelhante a um frozen); já na Amazônia, o açaí é tomada na forma tradicional, com farinha de mandioca e associado a um alimento salgado (peixe, charque, camarão ou carne).
Para conferir a forma tradional de consumir o açaí, quando estiver em Belém, é só passar no mercado do Ver-o-peso, o maior e mais famoso da cidade. A la carioca, ao longo das principais esquinas de Copacabana, Leblon e Ipanema. A la rainha, no CycleLab e Juice Bar (18A Pitfield Street), em Londres. Bem... ainda não provei o "açaí da rainha", quem conferir primeiro, passa o relato pra gente, teremos o maior prazer em publicar!  

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tendências do Turismo: Crescimento do Turismo Internacional

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), os resultados obtidos em agosto deste ano comprovam que o turismo internacional continua a se recuperar em todo o mundo do declínio de 4,2% sofrido no ano passado, devido à crise econômica. Nos primeiros oito meses deste ano, o número de chegadas turísticas internacionais ultrapassou o recorde alcançado no mesmo período do ano pré-crise de 2008 (Isso já foi demonstrado no crescimento do Aeroporto Internacional de Belém).
Segundo a última edição do UNWTO World Tourism Barometer, as chegadas internacionais no mundo entre janeiro e agosto de 2010 totalizaram 642 milhões, cerca de 40 milhões a mais que durante os mesmos meses de 2009 (7%) e mil a mais que no mesmo período de 2008. Baseado nas tendências atuais, o número de chegadas de turistas internacionais deve aumentar na faixa de 5% a 6% ao longo do ano inteiro. Em 2011, o crescimento deverá continuar a um ritmo mais moderado, em torno da média de longo prazo de 4%.
Embora a recuperação ainda esteja atrasada em partes da Europa e das Américas, muitos destinos já estão mostrando um crescimento real e estabelecendo novos recordes. Ásia/Pacífico foi a primeira a mostrar sinais de recuperação, registrando um crescimento de 14% nas chegadas internacionais até agosto de 2010. Comparado com o ano anterior à crise de 2008, a região já ganhou um adicional de dez milhões de chegadas turísticas internacionais. A maioria dos destinos tem registrado taxas de crescimento de dois dígitos, muitos até acima dos 20%.
O crescimento também foi forte no Oriente Médio: 16%. África (9%), a única região a apresentar crescimento em 2009, manteve o mesmo ritmo, ainda ajudado pela publicidade mundial criada pela Copa do Mundo da Fifa. Nas Américas (8%), o crescimento foi forte na América do Norte e Central (9% cada). América do Sul (7%) está em uma paridade com a média mundial, enquanto o Caribe (3%) está mostrando uma taxa menor de crescimento.
A Europa (3%) está se recuperando em um ritmo mais lento, devido à recuperação econômica desigual e o impacto da nuvem de cinzas vulcânicas, em abril, na Islândia. No entanto, a maioria dos destinos informou que os números positivos para o período de maio a agosto, em especial na Europa Ocidental (4%), Europa Central e Oriental (4%) e Europa meridional e mediterrânea (2%). Europa do Norte (-3%) é a única região do mundo que registra resultados negativos, puxando a média da região para baixo. Mais informações sobre as chegadas internacionais podem ser conferidas no http://www.unwto.org/.
Comentários: O crescimento do Turismo mundial tem acompanhado a tendência geral de crescimento econômico. Especificamente, na América Latina, o Brasil tem puxado os índices de crescimento do continente, sobretudo pelo crescimento do seu mercado interno e dos brasileiros viajando para o exterior. Segundo dados divulgados recentemente, aumentou em mais de 70% o número de viagens de brasileiros ao exterior e se as moedas americana e européia continuarem estáveis ou com tendência de queda, o crescimento será ainda mais acentuado. No mercado interno, o crescimento nos desembarques domésticos foi de 25% até setembro de 2010, um recorde.
Fonte: Panrotas

Impactos do Turismo na Amazônia

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e o Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acabam de criar o Grupo de Trabalho (GT) sobre Ordenamento do Turismo com Botos. Objetivo: ordenar as atividades com o boto cor de rosa, também chamado de boto-vermelho (Inia geoffrensis), em Novo Airão.

O turismo interativo com boto atrai milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros à cidade e gera renda para a população. “No entanto, as atividades são realizadas sem quaisquer normas, monitoramento e medidas que garantam o bem-estar dos animais e a segurança dos turistas”, destaca o ICMBio por meio de um comunicado.

“A situação, para os animais, piorou ainda mais a partir de março de 2009, quando foi iniciada a construção de um porto na cidade, ao lado da ´casa´ flutuante dos botos. Desde então, houve aumento do tráfego de embarcações, da poluição sonora e da sujeira lançada na água, sobretudo óleo proveniente dos barcos que chegam e saem diariamente.”

A primeira ação do GT dos Botos foi a organização de um seminário com a participação de representantes do governo local (técnicos das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Turismo, entre outras), da iniciativa privada (proprietários de hotéis e restaurantes) e da sociedade civil (pescadores e operadores de turismo). O evento foi coordenado pelo analista ambiental Marcelo Derzi Vidal, do Cepam. “Esperamos que a ação do GT dos Botos sejam exitosas, contribuindo para a melhoria das interações entre humanos e esses carismáticos seres aquáticos, os botos da Amazônia”, conclui Derzi.

Fonte: Panrotas

Parceria entre Guias de Turismo e Agências de viagens

O tema da profissionalização é recorrente neste blog e mais uma vez o exemplo vem do Nordeste. Vejam a foto abaixo na qual documentei a parceria entre operadoras de receptivo e guias de turismo. Em Natal, no Rio Grande do Norte, a própria operadora divulga em sua filial do Aeroporto Internacional Augusto Severo a parceria que mantém com os guias de turismo na cidade, ou seja, trabalha apenas com profissionais qualificados e credenciados no Ministério do Turismo. Na porta da agência há um bunner do folder oficial do Singtur-RN sobre o Turismo Legal.
(Clique para ampliar)

O outro lado da moeda: apesar da parceria com muitos operadores, ainda existem situações de descumprimento da tabela e de valores muito baixos pagos pelos serviços dos Guias de Turismo, como apenas R$ 8,00 por um traslado. Neste quisito, utilização de valores de referência, o Singtur-Pa tem sido referência nacional em atualizar periodicamente os valores de referência e conseguir a aceitação por parte da maioria dos operadores de receptivo e emissivo.

Meta Linhas Aéreas

A capilaridade da malha aérea na Amazônia tem aumentando consideravelmente nos últimos meses. Após o lançamento das rotas ligando leste ao oeste do Pará, sem escalas ou conexões em Belém pela Sete Linhas Aéreas; agora, foi avez da Meta lançar novas rotas, ligando Macapá a Santarém e Belém / Monte Dourado Macapá. É uma boa novidade, pois passageiros de/para o Amapá a partir de Santarém não precisarão mais fazer conexões em Belém. A companhia aérea informou também que em breve voltará a operá a rota Boa Vista / Guiana (Inglesa).

Trip liga Norte ao Sul do Brasil...

A Trip Linhas Aéreas amplia a malha com o lançamento de nova rota de Rio Branco, Porto Velho (RO), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Pela primeira vez um voo irá diretamente de Rio Branco a Belo Horizonte com uma única escala em Porto Velho.
As frequências dos voos que interligarão Rio Branco a outras importantes capitais brasileiras serão diárias e vespertinas, com tarifas promocionais a partir de R$ 59,90 (Rio Branco–Porto Velho). Os voos da nova rota serão operados pelo jato Embraer 175 (foto acima, divulgação), com capacidade para 86 lugares.
 



“A nova linha terá impacto muito positivo para a economia e turismo em Rio Branco por promover a interligação da cidade com importantes capitais do País”, explica o diretor de Marketing e Vendas da aérea, Evaristo Mascarenhas de Paula.

A Trip opera atualmente em 81 destinos em todas as regiões do País. No Acre, a companhia aérea voa desde janeiro o trecho Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Porto Velho e Manaus. As passagens dos novos voos já estão disponíveis para venda e podem ser compradas nas agências de viagens credenciadas, pelo portal www.voetrip.com.br, nos aeroportos ou na Central de Vendas 0300-789-8747 ou 3003-8747 (regiões metropolitanas).

Comentário: Ressaltando que a TAM possui um vôo de Porto Alegre a Manaus, com escala em São Paulo; e a Gol, de Foz de Iguaçu a Belém, com escala em São Paulo. A novidade do vôo da Trip é ligar o mais novo centro de conxeões nacionais (Belo Horizonte) a parte sul da Amazônia (Rio Branco e Porto Velho).

Fonte: Panrotas, foto: Trip Linhas Aéreas

Denúncia: ocupação irregular em atrações de Belém

A Estação das Docas é uma conhecida atração turística do Centro Histórico de Belém, com seus belos boulevares do início do século XX, com diversas atrações, passeios de barco pelos rios da região, bares, cervejaria regional, artenasato, cinema e teatro, não tem resistido a ocupação desordenada e do descaso dos atuais governantes. Em frente ao complexo, a falta de conservação do calçamento ameaça com doloras quedas os moradores e visitantes "descuidados", além do amontoado de vendedores de castanhas do Pará que já chegam até a porta do estacionamento, dificultando a circulação de pessoas. O Singtur-Pa - Sindicato dos Guias de Turismo do Pará orientou os seus associados a não incentivarem e até coibirem a compra pelos turistas que estajam sobre sua responsabilidade nestes locais inadequandos, de forma a tentar eliminar este tipo de comércio que só prejudica e enfeia a cidade. Neste caso, os turistas estão sendo orientados a comprar o precioso fruto amazônico nas barras oficiais de venda no Ver-o-peso, logo ao lado.  
Fotos 1 e 2: Vendedores de Castanha se multiplicam em frente a Estação das Docas

Utilidade pública: Fiscalização

Vários posts já foram publicados sobre a profissionalização na área de turismo. Nos estados de maior desenvolvimento turístico do Brasil, como no Nordeste e Sudeste do Brasil, além da profissionalização avançada, já é uma realidade também as fiscalizações preventivas e punitivas nestes mercados, sobretudo sobre o exercídio ilegal da profissão de Guia de Turismo. Estados como São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte e Permambuco relalizam fiscalizações constantes, atentando a este aspecto, inclusive com a participação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Procon. Segue abaixo o folheto de conscientização distribuído pelo Singtur-CE:  

Singtur-Pa representa o Pará na reunião semestral da Federação Nacional dos Guias de Turismo

O Singtur-Pa, representado por seu Presidente - Fábio Romero e pela Conselheira - Iraneide Vilhena, esteve presente na 2ª Reunião Anual da Federação Nacional dos Guias de Turismo, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na qual estiveram representandos 14 estados, dos 25 que compõe a Federação atualmente: Acre, Amapá, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoa, Paraná, Foz do Iguaçu (PR), Santa Catarina e Goiás. O Singtur-Pa está articulando com a Fenagtur para que a reunião do segundo semestre de 2011 seja em Belém, no Pará. A próxima reunião está agendada para Aracajú - Sergipe, local do próximo Congresso Nacional dos Guias de Turismo, em junho de 2011.

Aeroportos de Recife e Natal, exemplos para a Amazônia

Os Aeroportos Internacionais do Recife - Guararapes e Natal - Augusto Severo mostram a importância de atuar conjuntamente com o Trade Turístico para o planejamento e adequação das operações em seus terminais. Em ambos os terminais existem espaços específicos para veículos de turismo, além de usarem as duas faxas de rolamento em frente ao terminal para as operações, dimunuindo os conflitos de usuários - taxistas, locadoras de automóveis, operadoras de turismo etc.; Inclusive com áreas cobertas para estas operações. 
Foto 1: Aeroporto de Recife - Arquivo Fabio Romero
Foto 2: Aeroporto de Natal - Aqruivo Fabio Romero

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Movimento intenso no Aeroporto Internacional de Belém

Nas primeiras horas do dia 04/11/10, o Aeroporto Internacional de Belém vivenciou um momento histórico, cerca de 10 aeronaves estavam em solo simultaneamente, num dos momentos mais concorridos do mercado local. Puma Air, Tam, Gol, Trip e a estreante Azul, disputavam espaço no pátio de Val de Cans. A atual líder do mercado, Tam, estava com seis Airbus A320; a Gol com um Boeing 737-700; a Trip, com um ATR 72; a Puma Air, com seu único 737-300; e a Azul, com seu novíssimo Embraer 195, em noite de estréia em Val de Cans. Os destinos eram os mais variados: Marabá, Macapá, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte. A concorrência é saudável e destinos turísticos, como a Amazônia, precisam de uma melhor oferta de rotas para se tornar mais competitiva.

Flight Report – Estréia da Azul na rota Belém – Belo Horizonte – Belém

Vôo Azul AD 4191 Belém – Belo Horizonte (Confins)

Aeronave: Embraer 195, de 118 lugares – PR – AYM – adesivado “Especialidades Nestlê”, batizada com sugestivo nome de “Cada vez mais Azul”.

A estréia não poderia ser em melhor estilo, o pátio do Aeroporto Internacional de Belém estava concorridíssimo, com nada menos que 10 aeronaves em solo (ver post específico). O Embraer 195 estacionou na posição remota, próxima ao Box 6, o que exigiu o desembarque e embarque em posição remota, em outras palavras, a pé pela pista.

A avaliação:

1. Reserva: 10
A reserva foi feita totalmente on line, rápido e prático, sem maiores dificuldades. O site da companhia segue o modelo das low costs européias, muito colorido, com muitas informações sobre as rotas, preços e destinos atendidos por meio da Azul Viagens. As regras tarifárias aparecem de forma clara e sem custos disfarçados embutidos, como seguros. A marcação de assento também foi feita de forma tranqüila e cumprida durante o check in.

2. Check in: 7
Os procedimentos de check in da Azul precisam ser mais eficientes. Para o número de passageiros da aeronave (máximo de 118), dois postos de atendimento talvez sejam suficientes, mas precisam ser mais eficientes. Apesar de ter chegado 1,5 hora antes do vôo, passei quase 30 minutos para ser atendido, isso porque havia, apenas, seis pessoas a minha frente. Não havia fila para prioridades, que eram chamadas do meio da fila à medida que chegavam. Os totens de auto atendimento estava distantes dos balcões de check in e não estavam sendo utilizados.

3. Aeronave: 10
O Embraer 195 da Azul estava cheirando a novo. Na configuração de assentos 2 + 2 ajuda bastante na circulação dentro da aeronave. Poltronas confortáveis, janelas largas, bastante espaço para as pernas, banheiros amplos e boa iluminação ajudam a tornar a viagem menos cansativa. A empresa está de parabéns pela escolha do modelo brasileiro.

4. Entretenimento: 7
Apesar de possuir monitores individuais para a futura Tv ao vivo a bordo, as mesmas ainda não estavam funcionando. Apenas uma revista de marketing interno circulava entre os passageiros, com propagandas sobre os serviços da empresa e roteiros da Azul Viagens. Pelo horário do vôo (de madrugada), não fez tanta diferença.

5. Serviço de bordo: 10
Pela tarifa cobrada R$ 179,00 + taxas, honesto. Batatas fritas, cookies, biscoito integral e amendoins compunham as opções sólidas a escolha. Entre as bebidas, o básico, refrigerantes, água e sucos. O diferencial estava na quantidade e na forma de servir: as aeromoças anotam os pedidos e entregam os mesmos individualmente, sem carrinhos pelos corredores e em quantidades generosas, afinal as bebidas eram servidas em latas e caixinhas, em porções de 330 ml, com copos com gelo. Próximo do pouso, cookies e cafezinho, um mimo a mais. Outro destaque foi a eficiência e rapidez, uma exigência devido ao horário de viagem. Serviram tudo rapidamente, em pouco mais de 30 minutos, as luzes já estavam desligadas e curtíamos um sono tranqüilo até o pouso.

6. Check out: 7
A chegada em Belo Horizonte acontece um pouco antes da hora do rush no aeroporto, que acontece a partir das 06:50h da manhã, quando aproximadamente, 15 vôos chegam a Belo Horizonte (Confins). Mesmo assim, houve uma espera considerável pela restituição das bagagens, quase 20 minutos até o último passageiro receber sua bagagem, além de chegar a conta gotas.

7. Tripulação: 9
Uniforme azul claro, bem comportado. Aeromoças simpáticas, com informações dadas de forma diferente. Bom dia, boa viagem, boa estada deram um diferencial ao tradicional speech das companhias aéreas. A uma delas faltou um pouco mais de simpatia, um pouco compreensível, dado ao horário.

8. Avaliação Geral: 8
O primeiro vôo da Azul, talvez pelo horário (de madrugada), foi sem maiores emoções. Nenhum faixa de boas vidas, menção dos funcionários ou da direção da empresa. Neste ponto, afinal era uma estréia, a companhia poderia preparar em speech mais caprichado ou algo do gênero.

Aida Vita em Manaus e Santarém...

A primeira vez do navio AIDA Vita na Amazônia provocou uma grande movimentação de passageiros nas cidades de Belém, Santarém e Manaus. Em particular, em Manaus, onde houve a troca de passageiros, pousaram simultaneamente 4 grandes jatos vindos de Frankfurt e Berlin,na Alemanha, trazendo e levando cerca de 1200 passageiros, um recorde.
767-300 da Condor e A330 da Air Berlin
Fotos: Contato Radar

Família em Santarém...

Caros amigos e leitores, gostaria de compartilhar com vocês os melhores momentos do primeiro grupo organizado de Belém para Santarém... o Pará em família...
Família navegando pelo rio Tapajós...
Muito sol e família reunida...
Família Vip é outra coisa, na Sala Vip da Valeverde...

Na orla, na "boca do dragão"...
A chegada, a primeira vez de 90% do grupo...
Praia privativa no meio da Amazônia...
Fascinante... parece mar, mas é tudo rio...
Gostaria de agradecer a todos os parceiros deste roteiro: Valeverde Turismo, Acatur, Gol Linhas Aéreas e Hotel Sandis... abraçoa  todos...